Dia Dois em Paris

Basílica de Sacre Coeur –  Quartier Monmartre –  Place de Tertre –  Igreja da Medeleine – Place Vendôme-  Opera Nacional de Paris – Comédie Française – Jardins do Palais Royal – Rua de Rivoli – Hotel de Ville -Centro Gorges Pompidou.

Sacré-Coeur e Montmartre

Escolha um dos tantos caminhos que  levam à ‘Butte Monmartre’. Tome o ‘funiculaire’ para subir ao topo da colina, onde se situa a esplendorosa  Basílica de Sacre-Coeur.  Além de conhecer a Igreja, aproveite para desfrutar de uma vista panorâmica sobre Paris.

Após, incursione pelo charmoso bairro de Montmartre, iniciando pela Place de Tertre, na qual  se concentram vários artistas hábeis a desenhar seu rosto ou fazer uma caricatura. Você pode escolher um dos inúmeros bistros para tomar um café ou um cálice de vinho.  O ambiente da praça é muito alegre.

Comece a descer a colina pelas estreitas ruelas cheias de surpresas. Na região, situa-se o Museu Salvador Dali e o Museu Montmarte. É interessante ver um terreno com plantação de uvas (vinhas) e, se tiver sorte, pode cruzar com o artista brasileiro Juarez Machado, morador de Montmarte.

 

Madeleine e Ópera Nacional de Paris

Dirija-se até a Igreja da Madeleine para conhecer este templo mítico, de suma importância para os franceses. Tome o Boulevard de la Madeleine e caminhe  até a Ópera Nacional de Paris – Palais Garnier; deleite-se ante esta primorosa edificação, projeto do genial arquiteto Charles Garnier.

Desça a  renomada Rue de La Paix  até a luxuosa Place Vendôme, templo das maiores joalherias internacionais e  do  Hotel Ritz, um dos palácios parisienses em se tratando da rede hoteleira de luxo.

 

Rua St. Honoré – Comédie Française – Palais Royal

 

Se quiser fazer compras, a  Rue Saint Honoré é uma boa indicação. Caminhando, chegará na Comédie Française, teatro reputado por seus excelentes artistas, centrado na apresentação de autores clássicos.

A poucos passos, descubra os Jardins do Palais Royal, forme sua opinião sobre a obra ” Les Deux Plateaux”, as controversas colunas do artista Daniel Buren e aproveite para fazer uma pausa num de seus agradáveis recantos.

 

Rue de Rivoli – Hotel de Ville – Centro Georges Pompidou

Percorra a Rue de  Rivoli, conhecida por suas lojinhas de ‘souvenirs’, intenso comércio de roupas e perfumes, com destaque para a Confeitaria Angelina, onde você pode experimentar o melhor chocolate quente de Paris e o ‘Mont Blanc’,  doce de creme de marrom (castanhas portuguesas) recheado com chantilly, especialidade da casa.  Ainda andando pela Rue de Rivoli,  visualize a Tour Saint Jacques e detenha-se para admirar o prédio do Hôtel de Ville (Prefeitura de Paris).

Termine o dia visitando o  Centro de Arte e Cultura Georges Pompidou, onde inúmeras atrações lhe aguardam,  exposições, livraria, boutique, mas acima de tudo, surpreenda-se com o inusitado projeto dos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers. O local dispõe de um restaurante na cobertura, que proporciona linda vista sobre a cidade.