Pâtisseries, Chocolateries, Boulangeries e Salões de Chás

O outono começa a se transformar em inverno, os dias são curtos e frios, chove um pouco quase todo os dias. E é com o cinza do clima, que o colorido e a beleza das vitrines das Patisseries, Chocolateries e Boulangeries  atingem o seu máximo de cores e aromas. Os Salões de Chá, são também um ótimo convite para desfrutar do calor e da arte de mesa.

Paris proporciona inúmeras opções, nós selecionamos alguns deles:

Pâtisseries de Prestígio

Existem vários Patissiers prestigiados para se deliciar em Paris, já que você está aqui,  pode experimentar um a cada dia!  Dentre eles você pode descobrir:

  • Christophe Adam e suas Eclairs de Gênio

Existem vários endereços na cidade;  a fábrica localiza-se no numero 32, da  Rue Notre Dame des Victoires
75002 Paris.

http://leclairdegenie.com/content/6-boutiques-en-France

  • Christophe Michalak

Ganhador do prêmio de melhor Patissier de France em 2017. Você pode encontrar boutiques em diversos endereços. Mas para degustar no local o endereço é 60 Rue du Faubourg Poissonnière, 75010 Paris

http://www.christophemichalak.com/adresses/

  • Pierre Hermé,  Macarrons e Chocolats

Pierre Hermé começou sua carreira aos 14 anos como aprendiz de  Gaston Lenôtre. Inventou um mundo totalmente novo de gostos, aromas e texturas em seus chocolates. Sua primeira loja em Paris foi inaugurada em 2001, o numero 72, da Rue Bonaparte 75006 Paris

https://www.pierreherme.com/boutiques/

Chocolateries:

  • Patrick Roger

Patrick Roger é considerado um artista/chocolatier. Suas esculturas em chocolate, consagraram-no como “chocolatier/sculpteur” .

Maître chocolatier de renome, criativo e exigente, reconhecido pelo refinamento de suas criaçoes, que, segundo o maîrtre, têm alma e sentido. Suas esculturas em chocolate, frequentemente de grande porte, enfeitam as vitrines de suas lojas, atraindo, inevitavelmente, a atenção dos transeuntes.

Patrick Roger tem 49 anos, nasceu em 09 de julho de 1968 em Poislay, interior da França. Sua marca esta comemorando 20 anos de atividade e um dos seus trabalhos mais conhecidos é a escultura em chocolate, representando “O Pensador”  inspirado na obra do escultor Rodin.

Endereços:  108,  Bd. St. Germain, 3, Place de La Madeleine ,  45, Av. Victor Hugo e 91, Rue de Rennes

https://www.patrickroger.com/

  • La Maison du Chocolat

Sociedade especializada no setor de fabricação de cacau, chocolate e produtos congêneres desde 1977. Além do gosto, a emoção da beleza envolve o chocolate de uma elegância extrema.

Adentrar na Maison du Chocolat é penetrar num universo impar, que reflete o chic parisiense atemporal.  A degustação de uma das tantas iguarias oferecidas pela chocolaterie produz no palato, a sensação do cacau puro,  do praliné, da mousse, enfim, deliciosos aromas e sabores para os amantes do chocolate.  Os códigos do estilo da Maison du Chocolat transformaram a singularidade do efêmero prazer do chocolate, em  objeto “cult”.

Endereços:  19, Rue de Sèvres, 8, Bd. de la Madeleine, 225, Rue du Faubourg St-Honoré

http://www.lamaisonduchocolat.fr/fr/

  • Patrice  Chapon

 Em Chelles, cidade onde foi desenvolvida a marca, a boutique de curiosidades da Chocolaterie Chapon revela seus tesouros e convida a  conhecer todos os passos da fabricação do chocolate. Na fabrica da família, Patrice Chapon começou a criar suas receitas em 1985.

Os suaves perfumes dos frutos secos  caramelizados e do cacau envolvem delicadamente a fabrica de chocolates Chapon. Personaliza-se pela torrefação de seu próprio cacau ,a fabricação dos pralinés, o cuidado na finalização das nozes, avelas e amêndoas, enfim,  todos os ingredientes  utilizados para as criações estéticas e saborosas.  A Chocolaterie Chapon usa somente açúcar de cana não refinado.

Endereços: 69, Rue du Bac, 52, Av. Mozart – Paris.  26, Rua Madeleine Michelis, Neuilly-sur-Seine

Para  visitar a fábrica, ligue 01 64 72 43 20 ou  via mail boutiquecuriosite@chocolat-chapon.com

https://www.chocolat-chapon.com/

Boulangeries:

Baguette:

Curiosidade sobre a vida francesa: Prêmio “Grand Prix de la Baguette”

A Baguette é um assunto levado muito a  sério na França. Todos os anos a prefeitura de Paris junto com a Chambre Professionnelle des Artisans Boulangers-Pâtissiers da Grande Paris, organiza o “Grand Prix” de la Baguette.

As regras do concurso são rígidas: são considerados o formato, peso, gosto, cozimento, quantidade de sal e outros critérios técnicos para a premiação. Além de um prêmio em dinheiro o vencedor ainda tem o privilégio de fornecer durante um ano as baguetes ao Palais de l’Élysée, residencia oficial do Presidente da República.

Boulangeries Premiadas

  • Ganhador do Prêmio de 2017

Sami Bouattour da Boulangerie Brun,

193 Rue de Tolbiac, 75013 Paris

https://www.facebook.com/brunboulangeriepatisserieparSB/

  • Ganhadores do Prêmio de 2016

Florian Charles e Mickaël Reydellet da Boulangerie , La Parisienne – Madame.

48 Rue Madame 75006 Paris

http://www.boulangerielaparisienne.com/

  • Ganhador do Prêmio de 2015

Djibril Bodian, Boulanger – Patisser  responsável pela Boulangerie, Le Grenier à Pain – Abbesses.

35 Rue de Abbesses, 75018 Paris

http://legrenierapain.com/magasins-paris/#abbesses

Salões de Chás:

  • Salon de Thé Angelina

Fundada em 1903 pelo Patissier Austíaco Antoine Rumpelmayer,  com o passar dos anos,  ganho fama internacional, tornando-se um local de requinte, servindo nobre clientela e renomados personagens da vida artistico-cultural francesa, como a estilista  Coco Channel e o escritor Proust. Seu lindo salão com decoração estilo Belle Epoque é projeto do arquiteto, Edouard-Jean Nierman.

A fila de espera  na calçada de Rue de Rivoli é constante para adentrar neste renomado salão de cha que serve  o melhor chocolate quente de Paris e o reputado ‘Gateau Mont Blanc’, elaboradao com Castanhas Portuguesas, com recheio de Chantilly.

Além do tradicional endereço da Rue de Rivoli, ha  filiais na Rue de Bac e no interior das Galeries Lafayette.

http://www.angelina-paris.fr/fr/

  • Ladurée

Fundado em 1862, por Louis Ernest Ladurée, situa-se no numero 16 da Rue Royale. A decoraçao é requintada. As paredes sao  recobertas por murais, pintados pelo artista Jules Chéret,
  que se inspirou nas pinturas da Capela Sistina e do Palais Garnier.

A maior criação da Maison, o macarron, foi desenvolvido, no meio do século XX por Pierre Desfontaines, primo do do fundador, e conferiu fama internacional à Patisserie.

A matriz, situa-se na 16 Rue Roayle, próximo a igreja da Madeleine e possui filiais na Avenue de Champs Elysées e na  Rue de Beaux Arts.

https://www.laduree.fr/explorer-laduree/notre-histoire.html

O colorido dos tons pastéis dos macarrons  da Ladurée, foi fonte de inspiração para a diretora Sophia Coppola, no seu filme “Maria Antonieta” .

  • Mariage Frères

Fundada em 1854, a marca especializada em chás de luxo oferece uma dezena de lojas e também, cinco endereços de salões de chá pela cidade.

Além disto, pode-se visistar o  Museu do Chá e/ou frequentar ateliês para conhecer os mistérios  da arte de elaboraçao  do chá.

https://www.mariagefreres.com/FR/restaurant_salon_de_the.html

Delicie-se!!