MUSEU DO LOUVRE

O Museu do Louvre, como hoje o conhecemos, é o resultado de modificações e ampliações contínuas desde sua construção em 1190. Edificado por Filipe II como uma fortaleza para defender Paris dos ataques dos Vikings, um século depois foi transformado por Carlos em um palácio, demolido por François I e Henrique II para a construção de um novo palácio real. Finalmente, durante os reinados de Luís XIII e Luís XIV, o palácio adquiriu as características atuais com a ampliação do quadrilátero e as colunatas de Perrault.

O Louvre hoje

Ultimamente, as maiores transformações foram feitas pelo Presidente Fraçois Mitterrand com o projeto ” Le Grand Louvre”, Neste momento todos os órgãos da administraçao publica que operavam ali foram transferidos e o palácio passou a ser em sua totalidade um centro de arte e cultura, Paralelamente, a Pirâmide, obra do arquiteto I.M.Peï foi construída no centro do pátio do palácio, para servir de acesso principal, o museu foi reorganizado e reaberto. Na segunda fase do plano “Le Grand Louvre” foi construída a Pirâmide invertida, que se situa na area subterranea.

O acervo possui mais de 380 mil itens e em exibição permanente, mais de 35 mil obras de arte, distribuídas em oito departamentos: Antiguidades Egípcias, Antiguidades do Oriente Próximo, Arte Grega, Romana e Etrusca, Arte islâmica, Artes decorativas, Pintura, Gravuras e Desenhos e Esculturas.

Possui como obras mais famosas a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia e a Vênus de Milo.

Dicas de Você em Paris:

  • Planeje sua visita, centrando-se em seus principais interesses.
  • antecipe a compra de seu ingresso.
  • Procure chegar na hora da abertura a fim de evitar grandes filas e poder se deslocar com mais tranquilidade.
  • Saiba que você verá  apenas uma  parte do museu  e aproveite.

Saiba mais: